Parece Mal amamentar em Público
Artigo Opinião"PARECE MAL"
ALERTA Tóxico muito Tóxico
Alguém se lembra desta horrível e castradora expressão?
Comer na rua "parece mal"
Meninas a rir alto "parece mal"
Calças rotas "parece mal"
Comer com as mãos "parece mal"
Amamentar em público "parece mal"
(...)
Ainda bem que caiu esta expressão caiu em desuso. Era uma forma de reprimir!
Ainda sobre amamentação
É preciso repetir:
Amamentar nada tem de sexual!
Amamentar é normal!
Não! Eu não estou a pedi-las!
Não! Eu não estou a fazer exibicionismo!
Sim! Estou a dar de mamar a um bebé. Estou a nutrir a uma filha. Tal como alguém vai na rua e tem sede e bebe um gole da sua garrafa de água ou sumo a minha filha mama, bebe leite.
Já tive mulheres a perguntar se tinha mesmo de mostrar as maminhas no contexto da amamentação mas estar na praia e "sexy", ou seja lá o que isso for,...bom isso já não tem problema.
Homens mostrarem os mamilos também não. A objectificação das mulheres vem de longe, de trás, é antiga e é preciso evoluir e normalizar este simples acto de dar de comer.
Não há nada de sexual nisto, ok? É alimentar e nutrir uma criança aliás é esse o propósito primordial das maminhas gente.
Comentários nojentos de homens, que deviam ter vergonha na cara, mostram bem o que nós mulheres, mães, que amamentam passam no dia a dia.
São críticas, olhares e julgamentos. Porque já é grande demais, porque estás a incomodar o meu marido, por tudo e mais alguma coisa.
Vamos lá ver se nos entendemos: As maminhas não são públicas são nossas, das mães e bebés.
Mais a Organização Mundial de Saúde reforça a importância do aleitamento materno em exclusivo até aos 6meses de idade e no MÍNIMO até aos 2 anos de idade com inúmeros benefícios para a mulher e para o bebé. A lei portuguesa prevê essa possibilidade na redução de horário, mas sabemos que na prática os stresses causados pela má vontade de muitas entidades patronais fazem com que a mulher mais uma vez abdique dos seus direitos. Vivemos numa sociedade enfraquecida que ainda estigmatiza a amamentação em público e que não compreende que amamentar não é só alimentar: é também um ato de amor entre mãe e filho/a.
Na Alemanha até é crime discriminar uma mulher que o faz seja onde for portanto é preciso normalizar a amamentação! Tal como quebrar o estigma da amamentação em público.
As pessoas continuam, muitas ainda, mais preocupadas com aquilo que estranhos e conhecidos pensam do que no bem-estar dos seus.
Ao ver a Emma nesta fotografia, depois de ter mamado durante uns bons minutos perto dos 4 anos vos digo que o que realmente parece mal é estar preocupado com a vida alheia
Cada vez mais!